Blog

5 passos simples para uma transformação ágil bem sucedida

Quando falamos em transformação ágil, podemos entender que uma organização de TI deseja ser mais ágil e receptiva a um objetivo, e a caminhada para a estrada de uma transformação Ágil é muitas vezes alinhada com muitos buracos pelo caminho.

É exatamente o que este artigo ira mostrar para você, como ter uma transformação ágil bem sucedida de uma forma simples e objetiva.

É preciso lembrar, que estes passos fazem parte de um conjunto de ações que estão ligadas e que cada ação, é responsável pelo amadurecimento do processo para o seu negócio.

Mesmo que as equipes individuais estejam fortes com a adoção ágil, é muito comum perder força no nível organizacional – geralmente porque uma verdadeira mudança cultural nunca ocorreu.

Então vamos lá.

  1. Certifique-se de que seu Agile Coach é um verdadeiro agente de mudança

Muitas pessoas que trabalham para uma transformação ágil percebem que não basta seguir o modelo, se o seu “modelo” não tiver alguém com poder decisório. Porém, embora seja um excelente começo, não é suficiente para garantir o sucesso.

Acima das decisões. Nos devemos dominar os pares e executivos, e, ao fazê-lo, devemos servir como o verdadeiro rosto da mudança.

Inevitavelmente durante a jornada de mudança, devemos arregaçar as mangas e investir todo nosso estudo pessoalmente.

 

  1. Medir Sempre! Use sempre uma avaliação Agile para promover a transparência na organização

 

Uma vez metrificado, a transparência pode deixar muitos sentimentos expostos, afinal a parte essencial do processo é a transparência. E é exatamente aqui que devemos identificar os “egos”.

Se os membros da equipe, gerentes e executivos não podem ser honestos sobre quais problemas estão atormentando a organização, devemos ser transparentes, afinal não podemos tomar decisão baseados em falsas premissas.

As transformações ágeis e o roteiro que acompanha não são de tamanho único. Isso significa que uma avaliação falhada ou incompleta geralmente leva a uma uma falha da transformação.

 

  1. Comece um piloto em um time “pequeno”

 

Uma vez que as recomendações foram feitas e um roteiro identificado, limite o risco identificando um time piloto.

Embora a maioria das organizações use time-piloto para testar uma determinada abordagem ágil, não se esqueça de usar essa oportunidade para aprimorar as técnicas de gerenciamento de mudanças em uma audiência menor.

É especialmente crucial comunicar o impacto que uma transformação ágil terá no papel de cada indivíduo. Você também pode identificar os principais pontos de dor antecipadamente, a fim de mitigar os mesmos antes de lançamento maior. Finalmente, se o piloto estiver bem, você terá um grupo de agentes de mudanças para trabalhar com você em direção à maior transformação ágil.

 

  1. Treine as pessoas no momento certo

 

Participar do treinamento ágil é uma coisa,  praticar as ações de um time de uma nova maneira afim de faze-los outro.

Quando falamos no nível de time, muitas vezes é não é suficiente apenas oferecer treinamentos Ágeis complementado com dinâmicas, debates, oficinas e grupos de usuários regulares.

Já para os executivos e os gerentes, devemos dedicação de mais tempo, afinal eles precisarão entender completamente que Agilidade é algo que eles estão adotando, e não apenas candidatando um grupo de pessoas a trabalharem em time.

Passar entendimento sobre o  impacto das tarefas de condução e respeitar as regras de  jogo dos times Ágeis.

 

  1. Mudar e Mudar

 

Permita mudanças de rotas sempre, permita que seu roteiro seja emergente.

Imagine a seguinte situação.

O agil está no ar, como você é capaz de sustentar?

Embora seja importante não perder de vista os objetivos que inspiraram a mudança para Agil, certifique-se de dar espaço para permitir novas idéias ou remover as que não fazem mais sentidos.

No nível de time, retrospectivas frequentes permitem espaço para refletir sobre o que está funcionando e o que não esta.

No nível organizacional, considerar usar um backlog de melhoria contínua para identificar e priorizar as mudanças, como melhorar a comunicação ou estruturar os times de forma diferente.

E você? Scrum master, gerente ágeis, agile coachs encontrou outras lições úteis durante uma transformação ágil?

Compartilhe-os aqui ! Tem um mundo de pessoas que enfrentam problemas parecidos com o seu.

1 Comment

0
  • O ágil está morto? | Projetos e TI

    […] para seus projetos serem bem sucedidos. Começou? Termine! Quer saber como implantar agilidade ? Confira os 5 passos simples para uma transformação bem sucedida e conheça a chave de sucesso para sua jornada ágil. E você? Scrum master, gerente ágeis, agile […]

Post A Comment